O jogo é uma atividade recreativa considerada uma conduta inteiramente normal que está presente em muitas sociedades ao longo da história. O jogo responsável é a prática de jogos de azar como forma de entretenimento e diversão. Ser responsável, em relação aos jogos a dinheiro, significa saber se quer jogar, como jogar e quanto dinheiro vai gastar.
O problema com o jogo constitui a maior ameaça para o crescimento da própria indústria do jogo. O Jogo Responsável é o resultado de um conjunto de ações coletivas compartilhadas por indivíduos, comunidades, indústria do jogo e Governo, para alcançar resultados socialmente responsáveis.
Características do jogador responsável:
– Estar informado sobre as reais probabilidades de ganhar ou perder;
– Apostar moderadamente;
– Desfrutar das experiências de jogo em condições de baixo risco
Uma minoria tem dificuldades em apostar em jogos de azar como uma opção de lazer saudável. As dificuldades podem ser de natureza diversa, duração e gravidade, e com frequência acabam também por afetar as pessoas da sua esfera pessoal, social e profissional.
Objetivos do jogo responsável:
Em primeiro lugar, fornecer informação de proteção ao consumidor, como a informação sobre a natureza dos prêmios das máquinas de jogo e avisos de que o jogo excessivo pode causar dano à saúde.
Em segundo lugar, propor medidas para reduzir a incidência do problema do jogo. Estas incluem o acesso restritivo dos jovens ao jogo, limitações no fornecimento de bebidas alcoólicas a clientes de jogo, assim como o controle sobre a disponibilidade de crédito ao jogo.
Em terceiro lugar, planejar programas para ajudar os jogadores com problemas e as suas famílias, que devem incluir serviços de encaminhamento, planos de auto-exclusão e treinamento do pessoal que trabalha nas áreas de jogo.
Jogo Patológico
Também denominado Jogo Compulsivo, é uma doença adicta (vício) caracterizada por um impulso incontrolável para o jogo.
Absorve progressivamente as energias psíquicas e físicas do jogador até destruir tudo o que lhe é mais querido.
A classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde (versão 10) da OMS, é a classificação estatística internacional utilizada em todo o mundo para analisar a condição geral de saúde, bem como doenças e outros problemas relativos à saúde em relação às características e circunstâncias individuais.
Shaffer, Hall e Vander Bilt (1999) sugerem três níveis que caracterizam a gravidade do envolvimento com o jogo:
Nível 0: Pessoas que jogam sem apostar.
Nível 1: Sujeitos que praticam a aposta, muitas vezes em mais de uma modalidade de aposta, e não vivenciam problemas relacionados ao jogo.
Nível 2: Pessoas envolvidas em problemas decorrentes de suas apostas, porém não apresentam sintomas suficientes para a classificação diagnóstica de Jogo Patológico.
Nível 3: Sujeitos que podem ser diagnosticados como jogadores patológicos e que possivelmente vivenciam problemas graves decorrentes do hábito de apostar.
Links:
Jogadores Patológicos